Olá, marujos. Como estão?
Para navegar bem e do jeito certo nas redes sociais, o primeiro passo antes de zarpar é compreender qual caminho iremos seguir e traçar um mapa de navegação o mais completo possível.
Existem várias maneiras de fazer um mapa de organização de conteúdo para redes sociais, com estratégias eficazes e com um visual bem fácil de compreender.
Eu sou daqueles capitães que gostam das coisas bem fluídas, sem muita enrolação, mas que permita que olhemos de forma prática, linear e, principalmente, organizada.
Mas, calma lá que não ficarei enrolando nesse texto e vou compartilhar com você algo sensacional.
Antes, um pouquinho, te conto como eu cheguei a essa planilha.
Trabalhei anteriormente com alguns clientes que não conseguiam se organizar; até mesmo agências eu percebia como tudo era feito de última hora, gastando energia com conteúdos que, por muitas vezes, não faziam o menor sentido para a marca.
Notei que os erros eram muitos.
Não havia clareza e objetividade nos copys.
O briefing para os designers chegava de qualquer maneira (isso quando eles recebiam) e na hora de publicar nas redes sociais ninguém dava a menor atenção ao público ou que parte do funil aquela entrega era necessária.
Um caos! E ninguém quer navegar debaixo de tempestade, sem estar preparado ou com o mínimo de equipamentos para se salvar.
Fazer conteúdo para a rede social não é um monstro marinho. É algo que precisa ser bem elaborado, prazeroso e que converse com sua comunidade.
Muita gente não faz o básico.
Pensar muito fora da caixa pode de deixar solto, sem foco.
O segredo não é o quão longe você está da caixa, mas o quanto você está confortável em algo que você domina.
É como olhar o oceano e saber que as nuvens não são de chuva forte.
Como usar a planilha de agendamento de posts
Assim que me deparei com vários conteúdos no meu dia a dia, eu entendi que a logística deles deveria ser a mais fácil e não a mais complexa.
É o efeito de fluxo contínuo, linha de produção.
Eu queria gastar mais tempo do meu dia pensando no que o público consumia e como eu poderia entregar, ao invés de me perder em processos.
Assim comecei pelo básico, algo que vou compartilhar aqui com você.
Entendi que a logística toda começava com a data da publicação e em qual rede social eu deveria publicar e, óbvio, o horário. Isso aqui causa ainda muita preocupação para até para marinheiros mais experientes.
Depois, eu me organizei com outros detalhes importantes até que tudo ficasse claro e bem fácil.
Nesta planilha você vai encontrar colunas para:
- Data
- Canal
- Horário
- Formato
- Se é necessário patrocinar
- Em que parte do funil está
- Legenda do conteúdo
- Texto para a arte
- Colunas de gerenciamento com correção, produção, aprovação e postagem
- E até uma parte para você deixar alguma anotação importante.
Espero que minha experiência te motive a se organizar também para ser cada dia mais efetivo como social media ou community manager.
Te vejo em breve!https://hotmart.com/pt-br/marketplace/produtos/cronograma-de-postagens-redes-sociais/M89082629I
Bora navegar.